Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
Misturadão da Demais
Fábio Jr. Kaleski
Defesa Civil de SC quer barragens com função de fornecer água e gerar energia.
Geral | 22/03/2019 09:11 | Jornal de Santa Catarina. | Fotos:

As barragens são bem conhecidas dos moradores do Vale do Itajaí. Há décadas têm o papel de proteger a comunidade em casos de cheia. Agora, a Secretaria de Estado da Defesa Civil planeja dar novas funções às estruturas. O objetivo é que elas possam contribuir no abastecimento de água e na geração de energia elétrica para os moradores da região. Um projeto concluído pelo governo do Estado é apontado por João Batista Cordeiro Junior, responsável pela pasta, como exemplo.

A barragem prevista para Botuverá, além de minimizar os impactos de enchentes, poderia aliviar o sufoco enfrentado por cidades do litoral que sofrem com o desabastecimento no verão. A conversa sobre a proposta engloba, inclusive, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que seria impactada com a redefinição de funcionalidades das barragens. A obra é avaliada em R$ 165 milhões. Os recursos, porém, dependem do governo federal. O dinheiro foi solicitado ao Ministério de Desenvolvimento Regional. Emendas parlamentares também podem contribuir.

O secretário defende que nas cidades onde as barragens já existem seria mais fácil fazer a adaptação para novas funcionalidades. A estrutura de José Boiteux – apontada pelo secretário como a maior do Brasil na contenção de cheias - é tida com grande potencial para geração de energia elétrica. Para isso, entretanto, uma série de obras precisariam ser executadas, estimadas no valor aproximado de R$ 21,7 milhões.

– Com o quadro definido, será possível viabilizar parcerias público-privadas, que vão possibilitar a geração de energia elétrica na estrutura da barragem, o que gerará recursos financeiros para a manutenção desta e para outros investimentos em proteção e defesa civil – justifica Cordeiro Junior.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua Curt Hering, 665 - Sala 103 - Centro - Presidente Getúlio - CEP: 89150-000 - 3352-0505 - Fone/Fax: 3352-0505 - E-mail: comercial@radio1079.fm.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.